quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NO DESERTO...





           Há momentos em nossa vida que as cores são em tom cinza, a alegria parece ter nos deixado, o vazio e a solidão nos cercam e assim quando nos damos conta percebemos que estamos no deserto. Muitos servos de Deus passaram por desertos inquietantes; no entanto, foi ali que eles perceberam a maravilhosa graça de Deus. 
           O rei Davi, num de seus instantes mais difíceis, diante da perseguição de Saul e assaltado pelos temores da morte diz a Deus: “Por isso, eu disse: Ah! Quem me dera ter asas como de pomba! Eu voaria e encontraria descanso. Fugiria para longe e me esconderia no deserto” (Salmo 55:6,7). Fica evidente que o salmista está angustiado e depressivo deseja fugir dos problemas e dilemas que lhe cercam. Eram inimigos físicos e imaginários, sua alma se perturbava diante da ferocidade e da ira de Saul. O que fazer? Apesar do tom melancólico do salmo Davi termina dizendo: “[...] mas eu confiarei em ti” (55:23b).
           Outro exemplo interessante é observar a experiência do profeta Elias. Depois da manifestação gloriosa de Deus no monte Carmelo, quando fogo desceu do céu e consumiu o altar restaurado – provando que Yahweh era o Deus de Israel – Elias foge porque ouviu a ameaça de Jezabel. Diz a Bíblia: “Mas ele entrou pelo deserto, caminho de um dia, sentou-se debaixo de um arbusto e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó SENHOR. Toma agora a minha vida, pois não sou melhor que meus pais” (1Reis 19:4). Aqui Elias saiu do ápice de uma experiência espiritual para a depressão mais profunda; ali, debaixo do arbusto pede a morte e dorme como se esperando acordar em outro lugar.
          Observando esses dois gigantes da fé contemplamos a fragilidade de nossa humanidade. Andar com Deus nunca será uma caminhada segura e sem obstáculos; às vezes a estrada é longa, com muitos perigos, crises e por vezes passa pelo deserto. Adorar e servir um Deus invisível é a garantia de que vamos passar por momentos de dúvida e angústia, principalmente quando ansiamos alguma coisa ou colocamos alvos muito altos para nossa vida. Como um pai amoroso Deus nos guia e se chegamos ao deserto precisamos compreender que foi Ele mesmo quem nos levou até lá. Às vezes Ele mesmo nos dá uma ordem como fez com Israel: “Vós, porém, dai meia-volta e parti para o deserto, pelo caminho do mar Vermelho” (Deuteronômio 1:40; cf. Êxodo 13:18).
          Mas por que Deus nos guiaria para o deserto? Da mesma forma que Davi precisava ser lapidado em sua fé, e Elias precisava saber que não era o único em Israel, e o povo de Israel precisasse compreender quem de fato os tinha livrado do Egito, assim o Senhor usa os desertos da vida para fortalecer nossa fé, abrir nossos olhos e corrigir nossa direção. Sim, nos desertos Deus nos corrige, nos aprimora e fortalece nossa fé. O nosso grande problema é pensar que o deserto é o nosso fim; e assim ficamos amuados, reclamando e em alguns casos simplesmente esperando a morte.
         Um dos exemplos mais fantásticos de deserto – para mim – é o profeta Jeremias. Ele viveu um dos piores momentos da nação judaica e durante seu ministério ele passou do céu ao inferno; viu o surgimento de um rei justo e piedoso como Josias, acompanhou todo um processo de avivamento espiritual através da liderança desse rei; mas, de repente, lamentou a sua morte na batalha de Megido (2Crônicas 35:25). Jeremias viu aquele avivamento sumir logo após a morte do rei e surgir uma apostasia terrível. Ele não era mais ouvido e foi tido como traidor da nação, do templo e considerado por muitos um falso profeta foi jogado numa cisterna sem água. Ele viu a cidade de Jerusalém ser cercada pelos exércitos babilônios, milhares de pessoas morrerem de fome, de peste e da guerra, milhares serem deportados e sofreu a vergonha de seu povo. Ele passou por momentos de dúvida, de medo e angústia espiritual. Por vezes – e foram muitas – chorou e clamou a Deus, perguntando por que ele tinha que passar por aquilo. Por duas vezes disse que Deus o havia enganado (Jeremias 4:10; 20:7) e se sentia sozinho por causa de sua missão (Jeremias 15:17). Creio que ninguém chorou tanto na Bíblia quanto o profeta Jeremias. No entanto, ele sentiu a bondade de Deus apesar dos momentos de crise que ele vivenciou.
           Nos escombros de Jerusalém ele escreveu o livro das Lamentações. Esse livro expõe a tristeza, a esperança e a fé do profeta. Ele declara: “Restaura-nos a ti para que voltemos a ti, SENHOR; renova os nossos dias como antigamente” (Lamentações 5:21). Encontro aqui a melhor orientação para vencer o deserto espiritual que tanto afligem muitos cristãos.
          Em primeiro lugar o deserto é vencido com humildade. Quando nossa vida espiritual passa por momentos assim precisamos reconhecer que há algo de errado conosco. Deus pode nos levar ao deserto para fortalecer a nossa fé, mas também para lapidar erros ou coisas que precisam ser mudadas em nossa vida. Precisamos ter coragem e humildade de dizer: “Restaura-nos [...]”.
          Em segundo lugar, precisamos saber qual o alvo do deserto. Não somos levados ao deserto para morrer, mas para voltar ao Senhor: “Restaura-nos a ti para que voltemos a ti, SENHOR [...]”. Mais que corrigir nossa visão e aprimorar nossa fé, o alvo mesmo é que voltemos ao Senhor e o conheçamos melhor (cf. Oséias 6:3). O propósito de Deus é claro: “Todavia, eu a atrairei, levarei para o deserto e lhe falarei ao coração” (Oséias 2:14).
         O deserto é um chamado ao primeiro amor, àquela devoção e piedade que na caminhada fomos esquecendo e deixando para trás: “[...] renova os nossos dias como antigamente”. De tempos em tempos precisamos renovar nosso amor, nossa aliança e nosso compromisso. E assim, passando pelo sofrimento, dor e angústia, apesar da areia, do vento seco e do sol escaldante, podemos contemplar uma nuvem que nos guia de dia e uma coluna de fogo a noite. A fé consegue visualizar isso e simplesmente dizer: “Mas tirou seu povo como ovelhas e como um rebanho o conduziu pelo deserto. Guiou-os com segurança, de modo que não temeram; mas seus inimigos afundaram no mar” (Salmo 78:52,53).
 

Tenha uma boa semana em Cristo



Fraternalmente,

     Pr. Gilson Souto Maior Jr.
Igreja Batista do Estoril- Bauru/SP

Um comentário:

  1. Oi visite meu blog deixe um comentário e vamos virar seguidor um do outro. Deus te abençoe!!! http://saladecinemagospel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir