terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um estudo profético: os falsos profetas tentam acertar


Já utilizamos o texto de 2 Pedro para identificarmos a falsa profecia. Vamos, neste artigo, dar mais algumas contribuições para esta identificação, utilizando Deuteronômio 18,21-22:

Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.

Esta é a forma mais fácil e contundente de se identificar uma falsa profecia: constatar se ela se cumpriu.
Já vimos um exemplo no artigo anterior desta série, em que Valnice Milhomens profetizou a volta de Jesus em um sábado de 2007. Mas quero ir um pouco além agora...
Os falsos profetas têm suas artimanhas: já perceberam que profecias assim, tão específicas, são facilmente comprovadas depois de seu "prazo de validade". Portanto, a ordem atual é ser genérico e dar espaço para diferentes situações.
Mais um exemplo de Valnice Milhomens, agora nas eleições 2010:


Eu não sou profeta, mas adianto aqui: se um dia houver um presidente evangélico, Valnice dirá que profetizou sobre sua eleição.
Perceba que o rapaz quer uma especificação da profecia: o governo deste presidente evangélico será imediatamente depois do PT? Valnice se esquiva em sua resposta. Por que? Para acertar de qualquer maneira...
Veja: se o presidente evangélico for eleito no próximo pleito eleitoral, Valnice dirá que ele veio depois do governo do PT. Se o presidente evangélico for eleito daqui a 20 anos, Valnice dirá que ele veio depois do governo do PT. É apenas uma questão de lógica, não de profecia.
Um profeta verdadeiro de Deus não precisa de subterfúgios para acertar. E outro ponto: Deus não utiliza "meia profecia", como Valnice alega no Twitter. Se Deus quer que seu povo saiba ou seja ensinado através da profecia, por que Ele não revelaria tudo?


Resumo
Deuteronômio 18,21-22 nos ensina que:
  • se a profecia não se cumprir, não veio da parte de Deus
  • não devemos temer os falsos profetas

Nenhum comentário:

Postar um comentário